Esporão e fasciite plantar

9/8/20241 min read

A fasciíte plantar é uma das causas mais comuns de dor nos pés e calcanhares em adultos. O pico de incidência ocorre entre as idades de 40 e 60 anos na população em geral, com pico mais jovem em corredores. Pode ser bilateral em até um terço dos casos.

Os possíveis fatores de risco incluem obesidade, ficar em pé ou pular por muito tempo, pés chatos e redução da dorsiflexão do tornozelo.

O principal sintoma é a dor na face plantar do calcanhar que piora ao iniciar a caminhada. Os pacientes geralmente descrevem dores no calcanhar que pioram nos primeiros passos pela manhã ou após um período de inatividade. A dor geralmente melhora com o aumento gradual da atividade, mas piora no final do dia com a sustentação prolongada de peso. Andar descalço e/ou em superfícies duras também agrava a dor.

O diagnóstico é clínico baseado na história do paciente e no exame físico realizado pelo Ortopedista.

Com o tratamento apropriado indicado para cada caso, aproximadamente 50% dos pacientes apresentam melhora em três meses e mais de 80% apresentam resolução completa da dor em um ano.

Se você tem dor no calcanhar, procure um Ortopedista para tratar seu caso.

Referências:

  1. Rasenberg N, Bierma-Zeinstra SM, Bindels PJ, et al. Incidence, prevalence, and management of plantar heel pain: a retrospective cohort study in Dutch primary care. Br J Gen Pract 2019; 69:e801.

  2. Nahin RL. Prevalence and Pharmaceutical Treatment of Plantar Fasciitis in United States Adults. J Pain 2018; 19:885.